Publicação Gratuita

Publicação sob demanda

Publicação sob demanda é a modalidade em que o seu livro somente é impresso quando já está vendido.

Funciona assim:

  • Você envia o seu livro (arquivos de texto e capa).
  • Nós colocamos o livro à venda no site.
  • Quando alguém faz um pedido, nós preparamos o livro, imprimimos e enviamos diretamente ao comprador.
  • Você não paga nada por isso. Ao contrário, você receberá os seus direitos autorais assim que a venda for concluída.

Comece agora mesmo. Preencha o formulário e envie seus arquivos. (Formulário ainda não disponível)

Perguntas frequentes:

1. Ouvi dizer que vocês podem imprimir um lote de livros, me enviar para vender e eu só pagarei depois da venda. Isso é verdade?

Era verdade. Já fizemos isso para algumas pessoas. Nesse caso, agíamos como uma “editora tradicional”, correndo riscos de imprimir livros que poderiam não ser vendidos. Entretanto, esse modelo de trabalho mostrou-se inviável e não mais fazemos isso. Podemos sim, fazer preços especiais para quem desejar adquirir a partir de 20 exemplares do próprio livro.

2. Vocês fornecem ISBN, ficha catalográfica, registro de direitos autorais?

Não. Apenas fornecemos o serviço de disponibilizar para venda e impressão.  Todos os detalhes do livro são de responsabilidade do autor.

3. Eu preciso de ISBN?

A rigor, todo livro (aliás, toda edição de livro) deveria ter ISBN. É o que diz a lei. No entanto, é apenas um número que serve para o seu livro ser vendido em livrarias que usam código de barras. Ele não prova nada, não te garante nada. E nem é fiscalizado.

4. Preciso do registro de direitos autorais na Biblioteca Nacional?

É bom. Mas apenas garante que você registrou o livro. Não garante que você é o autor. Se alguém puder provar que escreveu o livro, e não você, ganhará um processo na justiça.

5. Qual é o formato dos arquivos de texto que devo enviar?

As plataformas de autopublicação, como Amazon e outras, exigem que você envie o arquivo “fechado”, pronto. Ou seja, o que você enviar é o que será publicado. No nosso caso, você pode fazer isso ou não.

Se você desejar diagramar você mesmo o seu livro, pode enviar em formato PDF, com páginas tamanho A5, com 2 cm de margem, tanto nas laterais como no cabeçalho e no rodapé da página. Note que esses dois centímetros de cada lado devem ficar em branco. Não podem ter número de página ou qualquer outra coisa.

No entanto, como nosso trabalho é personalizado, preferimos que nos envie o arquivo em forma de texto (Word, odt, txt), e aí nós fazemos a diagramação. Não custa nada para você.

6. E os arquivos de capa?

A capa é a parte mais delicada. Para que fique perfeita – estou referindo às medidas – é preciso que seja montada de acordo com um modelo bastante preciso, e que requer cálculos e configuração correta do software que for usado.

É, ainda, necessário usar certas estratégias para “disfarçar” possíveis erros, como por exemplo, fazer com que a imagem de fundo da lombada seja uma continuidade das imagens da capa e contracapa. O mesmo se aplica a imagens de fundo de orelhas. Além disso, evitar a todo custo linhas retas na capa.

A melhor solução é nos enviar os arquivos (fotos, textos, etc) usados na capa, e também uma imagem da capa pronta. Nós iremos “refazer” a capa e faremos com que as medidas sejam perfeitas.

7. Vocês enviam algum livro grátis, como prova?

Não. Você pode adquirir quantos exemplares impressos quiser, ao preço de custo + frete.

8. Quanto custará o livro para o comprador normal?

Depois que você enviar o material, nós iremos avaliar o custo de produção do livro, e informar você sobre o valor. Aí você acrescenta o quanto deseja ganhar em cada venda, formando o preço final do livro. O frete é sempre cobrado à parte.

9. O livro será avaliado por vocês, ou publicam qualquer coisa?

Não é feita nenhuma avaliação. Entretanto, reservamo-nos o direito de não publicar, no site, para venda, livros que apresentem péssima qualidade de redação (sem revisão, mal escrito), ou livros sobre temas que consideremos inadequados: pornografia, por exemplo.

10. Como é feita a apresentação dos livros no site?

Normalmente a apresentação será por ordem alfabética, mas poderão haver destaques, mediante pagamento. No entanto, não é interessante contar com visitas ao site para vender o seu livro. O melhor é divulgar o link de compra nos seus blogs, redes sociais, etc.

11. Há algum contrato? Fico “preso” a vocês, de alguma forma, especialmente em relação a direitos autorais?

Este documento serve como termos contratuais. No formulário, você aceitará essas regras. Você não sofrerá nenhuma restrição em relação à sua obra: você pode publicar em outras plataformas (desde que AVISE a outra plataforma de que já está publicado na Alfa do Cruzeiro e ELES não façam restrição). Você pode solicitar a retirada do seu livro a qualquer tempo, sem qualquer multa ou pagamento.

A única restrição está nos direitos sobre a diagramação e composição da capa, caso tenham sido realizadas por nós. Você não poderá utilizar a diagramação e capa que fizermos para publicar em outro local.

12. Há desconto por quantidade de livros pedidos?

Para os livros do próprio autor, e para o mesmo título, sim.

13. Quero pedir X livros de Y páginas.  Como posso ter uma ideia do preço?

Use este link e calcule.  Lembre-se de que são valores aproximados e que o orçamento preciso só pode ser fornecido à vista dos arquivos do livro.

Este documento data de 28/06/2017. Futuras alterações serão relacionadas por data, e essas alterações valerão para a data em que forem publicadas ou aceitas, se retroativas. Sugerimos que imprima essa página e a guarde.