Publicação Independente

post-img

Como funciona a publicação independente?

Desde que o autor escreve a primeira palavra do seu livro, até que ele chegue às mãos do leitor, há uma infinidade de etapas. Em resumo:

  • Revisão
  • Diagramação
  • Preparação de capas
  • Registros do livro
  • Impressão
  • Distribuição

Na forma “não independente”, o autor entrega o original para a Editora. Se for aprovado, ela cuidará de todas essas etapas.

No entanto, é muito difícil conseguir que uma editora que trabalhe dessa forma aprove o original. Especialmente se o autor é iniciante.  A causa disso é que o investimento é grande, para a realização dessas etapas. E um livro (mesmo de autores famosos) pode não ter o sucesso esperado.  Dessa forma, eles escolhem com muito critério os livros que irão publicar dessa forma.

Por tudo isso, a maioria dos novos autores corre o risco e “paga para publicar”.  Isso é feito de duas formas:

a) Contratando uma editora: uma vez combinadas as condições, a Editora contratada irá realizar essas etapas, ou algumas delas. Especialmente a distribuição nem sempre é realizada da maneira que o autor espera. Os modelos de negócios dessas editoras são muito variáveis mas, na maioria das vezes o autor recebe todos os livros que foram impressos e deve cuidar pessoalmente da distribuição e da venda.  Outro ponto a considerar é que essas editoras geralmente fazem “pacotes” de publicação, e acaba saindo bastante dispendioso.

b) Publicando de forma independente: levando em conta que o maior atrativo de uma editora é a ampla distribuição e que isso quase nunca é realizado pelas editoras pagas, torna-se interessante publicar de forma independente, isto é, cuidando de todas as etapas, seja pessoalmente, seja contratando profissionais.

  • Revisores – os melhores irão corrigir não apenas erros ortográficos e gramaticais, mas também melhorarão a redação em alguns pontos.
  • Diagramador – Esse trabalho não deve ser contratado antes de saber onde vai imprimir os livros, pois a diagramação deve levar em conta os padrões da gráfica.
  • Capista – Da mesma forma, deve ser contratado após a definição de onde vai imprimir.
  • Registros do livro – Biblioteca nacional e ISBN.
  • Gráfica – nem todas as gráficas imprimem livros.

Todo esse trabalho é uma verdadeira aventura, muito trabalho e muito aprendizado. Se quiser saber mais detalhes sobre tudo isso, adquira nosso livro “A aventura de publicar“. Se não quiser comprar o livro físico, basta solicitar e lhe enviaremos gratuitamente o e-book.

  • Distribuição e venda: essa é a parte mais difícil. O autor deverá estar disposto a realizar um trabalho nesse sentido.  Se quiser, adquira nosso livro “Como vender seus livros pela Internet“.  Se não quiser comprar o livro físico, basta solicitar e lhe enviaremos gratuitamente o e-book.

Nosso trabalho é auxiliar na publicação independente, oferecendo a maioria dos serviços necessários, com toda qualidade e por excelente preço.

Leave a reply

Message

Name

Website