Publicado em

Como diagramar seu livro

Se você quer deixar o seu livro “do seu jeito”, você mesmo precisa diagramá-lo.  Você usará o tamanho e tipo de fonte que quiser, incluirá ilustrações, fará separação de capítulos, o tamanho do número das páginas, o texto do cabeçalho de cada página, etc.

Você pode fazer isso no seu editor de texto ou qualquer outro programa, desde que possa exportar como PDF. Só precisa levar em conta o tamanho da página e o tamanho das margens.

Isso porque o papel é cortado em tamanhos padronizados (visando sempre um melhor aproveitamento), mas isso varia de gráfica para gráfica.  No nosso caso, utilizamos papel tamanho A4 para imprimir.  Então, nossa “folha de livro” tem que estar “dentro” da medida 210 x 297 mm.  Dessa forma, você deverá seguir os seguintes padrões para diagramar o seu livro:

Observe que dividimos as margens superior e inferior em duas áreas: uma que ficará em branco e outra que receberá o cabeçalho da página (Titulo do livro, nome do autor ou o que quiser (no caso do rodapé, o número de página).

Perceba que o texto do rodapé deve ficar encostado na linha (imaginária) INFERIOR dessa área, e o texto do cabeçalho deverá ficar encostado na linha superior.

Lembre-se de que você NÃO PRECISA diagramar o seu livro ao publicar ou imprimir conosco. Basta nos enviar o arquivo original (em Word ou similar) e nós faremos a diagramação para você, sem nenhum custo.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *